Botafogo, Ontem e Hoje

Hoje, a cidade do Rio de Janeiro é formada por 32 Regiões Administrativas (RA), cada uma delas composta por um determinado número de bairros (ao todo são 159 bairros). Botafogo, por sua importância, destaque e número de habitantes (o segundo mais populoso da zona sul, atrás apenas de Copacabana), dá nome a IV RA que reúne também Urca, Humaitá, Catete, Glória, Laranjeiras, Flamengo e Cosme Velho. Todos estes bairros reunidos formam a RA com mais habitantes na zona sul (239.000 habitantes) e uma das 4 mais ricas da cidade (as outras são - Barra da Tijuca, Lagoa e Copacabana).

De acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI), a área, por dois anos seguidos (2002 e 2003), só ficou atrás da Barra em número de lançamentos, e Botafogo, mais especificamente, permanece em primeiro lugar em nº de lançamentos na Zona Sul desde 2009.

Nem é preciso circular muito por Botafogo para perceber que há tempos o bairro já não é mais aquele. De mera passagem para pontos da Zona Sul considerados mais nobres, Botafogo vem se tornando, nos últimos cinco anos, um lugar de fixação, inclusive para uma nova classe média, com uma renda mais alta. E o tipo de empreendimentos que vêm sendo erguidos na região mostra claramente essas mudanças.

As casas de vila e pequenos prédios começam a desaparecer e dar lugar a condomínios fechados, com infraestrutura de lazer e segurança que garantem a exclusividade procurada pelos novos moradores.

O comércio forte (8.229 lojas comerciais), o grande número de escolas (129) e unidades hospitalares (111), o valor (ainda) acessível dos imóveis (para aluguel e compra) e o metrô contribuem para o aquecimento imobiliário da região. O bairro de Botafogo, hoje com 31.035 domicílios e 79.588 moradores, divididos primordialmente entre as classes A, B e C, abriga sozinho, a mais importante concentração de empresas cariocas do setor de serviços (com a segunda maior arrecadação de ICMS da cidade) e tem para seu lazer, mais de 25 cinemas, duas casas de shows, 3 shoppings, 7 clubes, 2 teatros, 19 praças, uma praia, excelentes restaurantes, galerias de arte e diversos outros empreendimentos culturais de grande importância para a cidade.