Direção de arte com Cris de Lamare

Esta oficina se propõe a desenvolver percepção artística para pesquisa de elementos que componham o conceito estético de uma obra.

Os alunos terão a oportunidade de conceber a proposta de Direção de Arte de um curta metragem, através das ferramentas oferecidas durante a oficina. Alguns dos pontos a serem trabalhados:

o despertar do observador, Introdução à Direção de Arte Desenvolvimento de projetos de Arte, Pranchas de referências, Pesquisa – Sociedade / Economia / Política / Religião Costumes - Contexto sócio econômico, Materiais - Texturas – Pigmentos, decupagem de roteiro para Cenografia e Objetos de Cena, Pesquisa de referências - Proposta Estética, Cenário x Locação, Estúdio - Externa - Links de continuidade, Vivência de cenário – Dressing, Objetos de cena - Significado - Simbologia – Ícones, decupagem de roteiro para Figurinos , introdução à História da Indumentária, Transformação da silhueta ao longo do tempo, Acessórios: formas e funções , Estudo de personagens - Pesquisa de perfis, Caracterização, Análise de perfil estético e psicologia dos personagens.

Sobre a professora:

Diretora de Arte e Cenógrafa Bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com Habilitação em Cenografia e Indumentária; já fez parte do Corpo Docente desta Universidade e também da Universidade Gama Filho, onde foi responsável pelo projeto do Teatro Dina Sfat. Atualmente dá aulas de Direção de Arte para o 3º módulo do Filmworks da AIC – Academia Internacional de Cinema RJ. Como Cenógrafa Titular na TV Globo, desenvolveu cenários pra novelas, minisséries, programas de variedades e eventos corporativos por 27 anos. Entre eles: “Da Cor do Pecado”, “Senhora do Destino”, “Meu Pedacinho de Chão” , “Amorteamo” e “Filhos da Pátria”. Em trabalho desenvolvido junto ao Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias – SP, assinou a Direção de Arte dos curtas “Olhos de Rita” e “Charutos” com direção de Olindo Estevam, e “300 minutos” e “Abismos” com direção de Francisco Garcia. Atuou como Diretora de Arte da segunda temporada de “Tocs de Dalila”, no Multishow. Fez cenários para shows de Mariah Carey, Paralamas do Sucesso, Bon Jovi e Alanis Morissette. No teatro, seus últimos trabalhos foram: “O Jovem Frankenstein” e “O Mambembe”, ambos do projeto de Estudo de Teatro Musicado – Unirio, com Direção de Rubens Lima Jr.

Dias: 2,9,16 e 23 de outubro sempre as tercas feiras

Horário: 10h as 14h (total de 16h)

Aula inaugural gratuita dia 29 de setembro das 14h as 16h

Investimento único: R$600,00 reais

Compartilhar
ÀKILOQNOSKALA
19.11 - 10.12
Manu Gavassi
15.12